Nacional

Deslocados com medo de voltar as suas casas em Sofala

2015-11-30 07:13:23 (UTC+00:00)

Os confrontos que ocorreram na província de Sofala, fizeram muitos deslocados e estes continuam com receio de voltar para zonas de origem.

MAPUTO- Uma semana após uma pausa no desarmamento compulsivo da Renamo, considerando que a "medida ainda não devolveu a segurança".

Centenas de famílias fugiram dos confrontos entre as forças de defesa e segurança e a guarda da Renamo em Sadjundjira (Vunduzi), no sopé da serra da Gorongosa, uma zona que estava a receber um retorno tímido dos primeiros deslocados da crise política e militar entre Governo e Renamo entre 2013 e setembro de 2014.

Os recentes confrontos entre as forças especiais da polícia moçambicana e a guarda da (Renamo), durante as operações de desarmamento compulsivo do maior partido da oposição, provocaram uma nova vaga de deslocados em finais de outubro nos distritos da Gorongosa e Inhaminga, Sofala.

Outras dezenas de famílias deixaram casas em Cheringoma, sede distrital de Inhaminga, quando forças estatais pretendiam desativar uma base militar da Renamo. [FI]