Nacional
Desmilitarização dos homens armados da Renamo pode começar em Outubro
2018-09-26 08:24:08 (UTC+01:00)
A restauração da paz efectiva no país poderá ganhar um novo impulso a partir do mês de Outubro, com a intervenção de um grupo de países que aceitou apoiar o processo de desmilitarização, desmobilização e integração dos homens armados da Renamo.
MAPUTO- O anúncio foi feito ontem pela presidente da Assembleia da República (AR), Verónica Macamo Ndlovu, na Praça dos Heróis, na sua comunicação à nação pela passagem dos 54 anos do início da luta de libertação nacional e dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
A presidente do Parlamento disse que, no âmbito dos consensos alcançados no diálogo sobre as questões militares, foram formulados convites a vários países para apoiarem a desmilitarização, desmobilização e integração dos homens da Renamo e alguns responderam favoravelmente.
"Recebemos respostas favoráveis de países como Alemanha, Estados Unidos da América, Índia, Irlanda, Noruega, Suíça e Zimbabwe, por isso esperamos que no início do mês de Outubro o processo comece a tomar um rumo prático e mais célere", disse a presidente do Parlamento.
Ela acrescentou que é igualmente por isso que se devem renovar os apelos à valorização da paz, um bem incomensurável e que, segundo afirmou, tem sido o mote de governação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
Referiu ainda que é por isso que o Governo, partidos políticos, sociedade civil e todos os cidadãos devem acarinhar a paz em curso para o país continuar a crescer, proporcionando o bem-estar aos moçambicanos.
Fonte:Jornal Notícias