Nacional

Desnutrição crónica afecta 38 por cento das crianças menores de cinco anos

2022-11-25 07:43:35 (UTC+00:00)

Trinta e oito por cento de crianças menores de cinco anos vivem com desnutrição crónica no país.

De acordo com a RM, esta cifra representa um decréscimo quando comparado com o período 2014, onde a taxa de desnutrição crónica rondava os 43 por cento.

São dados avançados esta quinta-feira, no distrito de Marracuene, na província de Maputo, pela Secretaria Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional Leonor Neves na Nona Reunião Nacional da Instituição.

A Secretaria Executiva do SETSAN avançou, na ocasião, que são necessários cerca de 67 milhões de meticais anualmente para assistir às crianças com desnutrição crónica, principalmente na zona centro e norte do país.

Com o encontro pretende-se promover o diálogo e melhorar o processo de coordenação e planificação institucional, com vista a assegurar a integração das acções de segurança alimentar e nutricional no plano económico e social (PES) e orçamento do Estado.

O evento juntou membros do Conselho de Direcção e Técnicos desta instituição, para além de pontos focais afectos aos Serviços de Actividades Económicas e Direcções Provinciais de Agricultura e Pescas.