Nacional
"Desta vez teremos um acordo duradouro" Dhlakama
2017-03-04 08:59:19 (UTC+00:00)
O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, manifestou ontem, confiança na resolução dos conflitos que ameaçam constantemente a paz no país, e elogiou o empenho do Presidente da República, Filipe Nyusi.
MAPUTO- "Acredito que desta vez teremos um acordo duradouro, da maneira como falo com o Presidente da República, ele também diz que está apostado em acabar com todos os assuntos pendentes", declarou Afonso Dhlakama, falando a jornalistas, por telefone, a partir do distrito de Gorongosa.
Afonso Dhlakama acrescentou que os grupos de trabalho sobre a descentralização administrativa e sobre os assuntos militares, formados com o Governo no âmbito das negociações de paz, vão trabalhar seriamente durante os próximos 60 dias, no sentido de apresentarem propostas nas suas respectivas áreas de trabalho.
"O que eu posso dizer é que vai acontecer trabalho sério, porque teremos que terminar este trabalho, para depois assinar definitivamente o acordo final das hostilidades para que haja paz efectiva", enfatizou Afonso Dhlakama.
Segundo o líder da Renamo, o grupo de trabalho sobre a descentralização, terá de apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei, prevendo a eleição directa dos governadores provinciais e a autonomia financeira das províncias.
"A questão militar é mais simples, é o enquadramento dos quadros da Renamo nos lugares de chefia das Forças de Defesa e Segurança, a (discussão sobre a despartidarização da) polícia e o SISE (Serviços de Informação e Segurança do Estado) será mais tarde", acrescentou Dhlakama. [FM]