Nacional

Detectadas irregularidades nos produtos e balanças no mercado grossista

2016-11-18 07:04:19 (UTC+00:00)

Equipas do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) detectaram irregularidades no peso dos produtos pré-medidos e balanças no Mercado Grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo.

MAPUTO-A inspecção que decorreu na manhã de ontem abrangeu grossistas e retalhistas, e consistiu numa escolha aleatória dos produtos nas bancas e camiões, para depois proceder-se à medição.

Segundo Nizar Assane, inspector no INNOQ, numa primeira fase os vendedores serão chamados apenas a rectificar as irregularidades, mas nas próximas vezes ser-lhes-ão aplicadas medidas punitivas como multas.
Na ocasião, os técnicos constataram que parte dos produtos pré-medidos, com destaque para a cebola e a batata, apresentavam menos peso em relação ao indicado na embalagem.

“A fiscalização será relâmpago e vai decorrer não só no Mercado Grossista do Zimpeto como também em outros estabelecimentos comerciais. Queremos garantir que o comprador adquira as quantidades que está a pagar”, disse Assane.

A fiscalização abrange produtos que registam maior procura durante a quadra festiva, tais como a batata-reno, cebola, cenoura, pimenta e tomate.[AM]