Nacional
Detectados desertores tentando obter a pensão
2016-03-16 07:07:21 (UTC+00:00)
O Ministério dos Combatentes detectou indivíduos que apareceram agora em massa a solicitar a fixação da pensão quando, por direito, não há espaço para qualquer pagamento por terem fugido na altura.
MAPUTO- A informação foi revelada esta semana pelo Ministro dos Combatentes, Eusébio Lambo, num informe apresentado ao Presidente da República, Filipe Nyusi tendo dito que os ex-militares dizem respeito ao período da luta do conflito armado dos 16 anos, terminado em 1992.
Assim, escreve hoje o Notícias, segundo explicou o governante, estes casos foram detectados ano passado, altura em que o seu pelouro fazia um levantamento a nível nacional de modo a regularizar a situação da pensão dos combatentes. É assim que na província central de Tete foi detectada a existência de dois batalhões com efectivo de 1170 ex-militares tidos como desertores que tentaram se alistar.
Na vizinha província de Manica, conforme explicou Eusébio Lambo, foi detectada a existência de um batalhão com 429 ex-militares desmobilizado informalmente pelo respectivo comandante. Já na província também central de Sofala, foi um grupo de 220 ex-militares que desertou para o Malawi.[AM2]