Nacional

Detida esposa do ex-director do SISE

2019-03-07 14:02:35 (UTC+00:00)

A esposa do ex-director dos Serviços de Informação e Segredos do Estado (SISE), Ângela Leão, arguida no caso das dívidas ocultas, foi detida na manhã desta quinta-feira, após acareação com arguido Fabião Mabunda.

Fabião Mabunda que também foi detido ontem é suspeito de ser “testa de ferro” de Ângela Leão, através de uma empresa de construção civil que terá recebido dinheiro ligado às dívidas ocultas.

Assim, Ângela Leão junta-se aos arguidos, seu esposo, Gregório Leão, antigo director do SISE; António Carlos do Rosário, presidente do Conselho de Administração das empresas PROINDICUS, EMATUM e MAM; Ndambi Guebuza, filho do antigo Presidente Armando Guebuza e descrito no processo como tendo recebido avultadas somas em dinheiro; Teófilo Nhangumele, considerado peça-chave na elaboração do projecto que deu lugar às dívidas ilegais; Inês Moiane, antiga secretária particular do Presidente Guebuza; e Bruno Tandane, Sérgio Namburete e Sidónio Sitoe.

Elias Moiane é o único arguido a quem o tribunal decidiu conceder liberdade condicional, sob condição de pagar um milhão de meticais. Manuel Chang, deputado e antigo ministro das Finanças, detido na África do Sul desde Dezembro do ano passado, é outro dos arguidos neste processo, que continuará sob custódia da justiça, conforme determinou o Tribunal de Kempton Park, na sexta-feira.[CC]