Nacional

Detidos 60 caçadores furtivos

2016-05-28 15:33:46 (UTC+01:00)

Cerca de 60 caçadores furtivos foram detidos, no ano passado, no Parque Nacional de Limpopo (PNL), no distrito de Massingir, em Gaza.

MAPUTO-A informação foi avançada, ontem, à imprensa pelo administrador do Parque Nacional do Limpopo, António Abacar, no distrito de Massingir.

“"Detivemos 61 caçadores furtivos contra 50 de 2014 e apreendemos 12 armas contra 18 de 2014"”, disse o administrador , acrescentando que as detenções resultam de um trabalho mútuo entre as autoridades nacionais e sul-africanas.

Os caçadores furtivos abatem, geralmente, elefantes e rinocerontes, para extracção dos cornos que são muito procurados nos países asiáticos.No Parque Nacional de Limpopo, a população de rinocerontes é reduzida, correndo o risco de se extinguir.

“"Estimamos a existência de pelo menos seis rinocerontes, mas temos que deixar claro que alguns passam por aqui vindos da África do Sul. Entretanto, nós apenas vimos, numa última contagem, apenas dois,” explicou, acrescentando que o mesmo não acontece com os elefantes que conta com uma população de cerca de mil".

De acordo com a fonte os caçadores furtivos ainda continuam a abater elefantes. Revelou que, no corrente ano, será realizada uma outra contagem de animais no parque.

Nos últimos cinco anos, a população de elefantes em Moçambique reduziu drasticamente de 20 mil para pouco mais de 10 mil devido a caça furtiva.