Nacional
Detidos membros da tripulação da CFM-Centro por roubo de 20 toneladas de trigo
2017-03-07 08:33:35 (UTC+00:00)
Nove membros da tripulação de um comboio dos Caminhos-de-Ferro-de Moçambique (CFM-Centro), acabam de ser detidos pela Polícia, em Manica e Sofala, em conexão com o roubo, no passado dia 25, de mais de 20 toneladas de trigo a granel.
MAPUTO - As mais de 20 toneladas de trigo a granel, ora apreendidas, tinham sido baldeadas em Messica do comboio por eles tripulado, proveniente da cidade central e portuária da Beira, com destino ao vizinho Zimbabwe.
“Confirmamos o produto e fomos ao local onde foi recuperado. A equipa deslocou-se à estação de Machipanda (fronteira com o Zimbabwe) para presenciar in loco a composição do próprio comboio e verificamos, de facto, que alguns vagões estavam com défice do produto retirado”, afirmou, este domingo, em Messica, o representante dos CFM-Centro em Manica, Luís Jaime Jone, citado pelo “Diário de Moçambique”.
.
Segundo Jone, quando há uma ocorrência do género, solicita-se a tripulação e a equipa de segurança que acompanha o comboio para averiguar. “Chegamos à conclusão que o produto foi extraído do comboio”, sublinhou.
O representante da empresa CFM-Centro disse que “tivemos informação através da Polícia da República de Moçambique do posto de Messica de que no dia 25 de Fevereiro teria havido recuperação de trigo a granel que tinha sido baldeado de comboio. Foi daí que nos aproximamos a fim de sabermos o que tinha sido feito’’.
Por seu turno, a porta-voz do Comando Provincial da PRM em Manica, Elsídia Filipe, afirmou que os cinco nacionais, que adquiriram o produto roubado, os quais estavam sob custódia policial, são parte integrante deste processo e só os resultados das investigações em curso é que ditarão o seu destino final, relativamente ao caso.[CC]