Nacional

Detidos oito quadros do SENAMI e do Moza Banco

2019-12-24 12:36:03 (UTC+00:00)

Oito arguidos entre funcionários do Serviço Nacional de Migração (SENAMI) e trabalhadores do Moza Banco foram detidos, na semana passada, pelo seu envolvimento no caso de desvio de 17 milhões de meticais nesta instituição de controlo migratório.

MAPUTO- As detenções foram ordenadas pelo juiz da 7.ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, onde o processo, ostentando o número 10/2019, corre os seus trâmites legais, segundo o Notícias.

Os detidos fazem parte de um grupo de 18 acusados pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) e que respondiam o caso em liberdade, depois de pagar caução.

No entanto, ao deduzir a pronúncia, o juiz do processo ordenou a detenção dos oito arguidos que se encontravam em liberdade, e que se juntam aos outros 10.

Dos detidos, destaque vai para Filipe Cumbe, antigo director dos Serviços de Migração da Cidade de Maputo. Juntamente com o ex-gestor foram recolhidos vários quadros pertencentes à direcção financeira onde se pensa que teria sido esboçado o esquema da fraude.