Nacional

"Devemos sair daqui como mensageiros da paz" Nyusi

2017-05-28 06:13:46 (UTC+01:00)

O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, renovou ontem o compromisso de, em nome do povo, continuar a fazer tudo para que os resultados até aqui alcançados em sede do diálogo político prevaleçam, no sentido de garantir uma paz efectiva em todo o país.

MAPUTO- Discursando no encerramento da IV Sessão Extraordinária do Comité Central do Partido, Nyusi manifestou igualmente o compromisso continuar a ouvir as contribuições de todos os segmentos da sociedade para o estabelecimento da paz.

Apelou para a necessidade de todos os militantes do partido arregaçarem as mangas no sentido de fortalecer o partido para encarar os desafios e anseios do povo.

"Devemos, por isso, sair daqui como mensageiros da paz, esperança e de reconciliação", afirmou Nyusi, que é igualmente Chefe de Estado moçambicano.

Sobre o evento, Nyusi disse ser apenas uma etapa porque este tipo de reflexão deverá ser permanente, de forma regular e num figurino flexível.

"Durante os debates abertos recolhemos contribuições para estabilidade e crescimento contínuo do nosso partido", afirmou, sublinhando que foram contribuições salutares que nos fortalecem como organização política que dirige os destinos de milhões de moçambicanos.

Segundo o presidente da Frelimo, o calor que envolveu os debates testemunha a ambição incessante do partido para ajustar a sua actuação com as aspirações do povo moçambicano.

"Saudamos, por isso, as ricas contribuições que cada membro trouxe para esta reunião. Saudamos o debate livre e aberto de ideias, as críticas e as análises profundas sobre a situação do nosso partido, do país e do mundo. Saudamos, acima de tudo, a alegria contagiante, o espírito de unidade e coesão que prevaleceu no final dos debates", enalteceu.

Disse ainda que a Frelimo sai desta sessão mais fortalecida, mais enriquecida e mais apta para as tarefas em prol do desenvolvimento de Moçambique e que as ricas contribuições são o fruto da maturidade do partido um partido cada vez mais moderno, flexível e ao nível dos desafios e das ansiedades actuais do povo.

A IV Sessão Extraordinária do Comité Central da Frelimo decorreu sob lema Unidade, Paz e Desenvolvimento, Frelimo a Força da Mudança e teve como agenda a Apresentação e Debate da Proposta do Plano de Actividades e Orçamento do Partido para o ano de 2017; Análise da Situação Interna do Partido; e Análise da Situação Política, Económica, Social e da Paz no País.

Os três documentos foram adoptados, unanimidade, segundo um comunicado de imprensa emitido no final da sessão, evento de dois dias que serviu, igualmente, para a preparação do XI Congresso da Frelimo, a ter lugar em Setembro próximo, no Município da Matola, na província de Maputo. [FM]

Fonte: AIM/i>