Nacional

Dhlakama anuncia trégua por mais 60 dias

2017-03-03 10:17:08 (UTC+00:00)

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, anunciou na manhã de hoje, em teleconferência, o alargamento das tréguas por um período de dois meses.

MAPUTO - "A partir das zero horas de amanhã, dia 4 de Março, entra em vigor um novo processo de tréguas, de dois meses, até o dia 4 de Maio" disse Afonso Dhlakama.

Na ocasião, o líder da Renamo confirmou a existência de contacto permanentes com o Presidente da República, Filipe Nyusi e garantiu que o processo da paz está bem encaminhado.

Dhlakama disse ainda que uma nova figura, "de reconhecido mérito" ao nível internacional, não revelado, vai e juntar ao grupo de contacto que já está a trabalhar.

Desde que iniciaram os contactos ao mais alto nível entre os dois maiores líderes políticos do país, a Afonso Dhlakama tem sido deixada a responsabilidade de anunciar tudo quanto tem a ver com as tréguas. Foi assim durante a semana do Natal, altura em que foi anunciado o primeiro período de tréguas (uma semana), e no dia 3 de Janeiro, quando foram prorrogadas por mais 60 dias. [CC]