Nacional
“Dhlakama é inimigo do desenvolvimento do país” Damião José
2015-09-04 12:36:18 (UTC+01:00)
A Frelimo acusa o partido de Afonso Dhlakama de tudo fazer para minar a paz no país, mesmo 23 anos depois da assinatura dos Acordos Gerais de Paz, contrariando a vontade inequívoca do povo que não quer a guerra.
O partido no poder afirmou numa conferência de imprensa realizada, hoje em Maputo, que esta preocupada com as atitudes do líder da Renamo, “depois de ter assinado os Acordos de Cessação de Hostilidades Militares, hoje se recusa a aceitar que os seus homens armados sejam, incondicionalmente, desarmados e integrados a polícia e nas Forcas Armadas de Moçambique”.
O representante da Frelimo, Damião José, foi mais longe ao dizer que os homens de Dhlakama estão a roubar as populações e mesmo assim continua recebendo armas e fardamento “ numa demostração clara de que o dono destes homens quer que continuem a ameaçar, espancar e matar o povo moçambicano, enquanto ele passeia sua classe nas cidades e vilas”.
Para Frelimo, Afonso Dhlakama, é o culpado dos impasses sucessivos em sede de diálogo político com o governo e acrescentou ainda que o facto de o líder da Renamo recusar o convite do presidente da república, Filipe Nyusi, mostra que este partido é “alérgico” ao diálogo.
“Dhlakama continua a assumir a postura de um homem terrorista que não tem sentimento humano e é inimigo do desenvolvimento do país”.[FI]