Nacional
Diálogo político retoma com tributo a Pondeca
2016-10-19 07:59:30 (UTC+01:00)
A equipe de mediadores do diálogo político reuniu-se ontem com a delegação da Renamo, num encontro marcado por uma homenagem prestada ao membro da delegação da Renamo Jeremias Pondeca assassinado em Maputo, capital do país.
MAPUTO-"Vamos prestar um minuto de silêncio em homenagem ao nosso colega. Mas a maior homenagem, como as duas partes já disseram, será feita através de um esforço conjunto com vista a cessação das hostilidades", disse o coordenador da equipa de mediação internacional, Mario Raffaeli,citado pela AIM no fim da sessão das conversações retomadas ontem.
Segundo Raffaeli, os mediadores deverão reunir-se, na quarta-feira, apenas com a delegação do Governo. Contudo, à semelhança da sessão de ontem , na quarta-feira, a equipa de mediação não vai prestar declarações relacionadas aos conteúdos discutidos no encontro.
Esta é a primeira sessão das negociações que se realiza uma semana depois do assassinato de Jeremias Pondeca que, para além de membro da delegação da Renamo nas negociações, era membro do Conselho de Estado.
Pondeca foi assassinado por desconhecidos na praia da Costa do Sol, em Maputo, quando se encontrava a fazer a sua habitual ginástica matinal. Este facto viria a contribuir para o adiamento para hoje das negociações que deviam ter iniciado no dia 12 do corrente mês. [AM]