Nacional
Diarreias agudas continuam a fazer vítimas em Montepuez
2016-04-15 13:43:09 (UTC+01:00)
A diarreia aguda e os vómitos continuam a ser causa de morte de muitas pessoas no distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, e só no início da eclosão da doença em Marco já foram registados noventa casos cumulativos.
MAPUTO- No distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, já foram registados noventa casos cumulativos de diarreias agudas com vómitos, desde a eclosão da doença, no princípio do passado mês de Março.
Os casos foram notificados, concretamente, no posto administrativo de Namanhumbir, segundo noticiou a Rádio Moçambique.
Segundo o director dos serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, em Montepuez, Hermelindo Augusto, a doença provocou dois óbitos extra-hospitalares.
Hermelindo Augusto, explicou que é difícil estancar os casos de diarreias agudas com vómitos, porque elas afectam garimpeiros de rubi, acampados em zonas de difícil acesso.
Até a última terça-feira, de acordo com o director de Saúde, Mulher e Acção Social em Montepuez, cinco doentes padecendo de diarreias agudas com vómitos, estavam internados no centro de tratamento da doença, montado junto do centro de saúde da sede do posto administrativo de Namanhumbir.
A fonte, disse ainda que como medidas preventivas, pouco mais de três mil frascos de purificador de água, foram distribuídos a igual número de pessoas. [FI]