Nacional
Diocese Católica do Xai-Xai suspende padre por tempo indeterminado
2017-11-30 07:48:49 (UTC+00:00)
Um decreto assinado pelo bispo da Diocese Católica do Xai-Xai, na província de Gaza, Dom Lúcio Andrice Muandula, suspende por tempo indeterminado o padre David Francisco Matangue do clero diocesano daquela província eclesiástica.
MAPUTO - A decisão surge sequência do padre ter assumido, sem autorização, o cargo de administrador -delegado e docente do Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo “Gwaza Muthini”, no Xai-Xai, segundo escreve a edição do CanalMoz, desta quinta-feira.
Segundo o mesmo decreto, o padre assumiu aquelas funções sem o conhecimento ou consentimento da Diocese de Xai-Xai, que considera a actividade como sendo gravemente contrária à missão que está confiada ao sacerdote.
Segundo o bispo Lúcio Andrice Muandula, o padre David Matangue, ao assumir estas funções, colocou- se numa situação de desobediência aberta aos seus superiores hierárquicos e de forma constante em conflito com as normas do Código de Direito Canónico vigente, que se refere às obrigações e direitos dos clérigos, em particular com o preceituado pelo Cânone 285, 4.
O decreto refere que, tendo conhecimento de que o mesmo sacerdote, sem a prévia autorização da Diocese, segundo estabelece o Cânone 286, e em prejuízo do Cânone 1377, vendeu uma viatura da Paróquia “Nossa Senhora da Saúde do Alto-Changane”, tendo usado posteriormente o valor para o seu próprio proveito.
O padre é acusado também de, sem nenhuma autorização superior, ter contraído com uma instituição bancária uma divida avultada, incorrendo novamente contra o prescrito pelo Cânone 286.[CC]