Nacional
Directora da cadeia de Morrumbene terá sentença revelada em outubro
2016-09-23 15:17:46 (UTC+01:00)
Está marcada para 10 de Outubro próximo, a sentença do julgamento da directora da cadeia distrital de Morrumbene, província de Inhambane, acusada de crimes de abuso de cargo ou função, soltura arbitrária de reclusos e corrupção activa.
MAPUTO- No mesmo processo-querela, está a ser julgado o Chefe do controlo penal na penitenciária distrital, acusado de crime de comparticipação de encarregado de guarda de preso e corrupção passiva.
Segundo a RM, ontem, para além das alegações finais do Ministério Público e da defesa dos réus, foram ouvidos dois declarantes arrolados no processo, nomeadamente, Gustavo da Graça e Rafael Albino.
Na altura da ocorrência dos factos, os dois encontravam-se na cadeia distrital de Morrumbene, onde cumpriam penas de dois e quatro anos, respectivamente.
Os declarantes convergem ao afirmar que a directora soltava os reclusos ilegalmente. Os reclusos, alguns dos quais considerados perigosos cadastrados, eram tirados da penitenciária e conduzidos a centros de reclusão abertos, sem contudo, se avaliar o seu estado comportamental. [FI]