Nacional

Dlhakama confirma prorrogação da trégua por mais 60 dias

2017-01-03 09:34:18 (UTC+00:00)

O Líder da Renamo, Afonso Dlhakama,anunciou hoje a prorrogação do cessar-fogo por mais 60 dias com efeito a partir de hoje até 04 de Março com o objetivo de criar um ambiente favorável para poder-se acelerar o diálogo em Maputo.

MAPUTO-A trégua inicial terminava dia 04 de Janeiro. Entretanto, o líder da Renamo convocou, hoje, uma conferência de imprensa, por telefone, para anunciar o prolongamento da trégua por mais 60 dias.

Justificando esta decisão, o líder da Renamo referiu que pretende terminar com o sofrimento da população e facilitar a retoma das negociações de paz.

Falando a imprensa em teleconferência o líder da Renamo disse que " a trégua irá tranquilizar ambos lados a Renamo e o Governo de Moçambique para que as coisas corram bem e por outro lado também oferecer a paz aos moçambicanos".

Dlhakama acrescentou ainda que "Eu pude escutar quando anunciei a trégua na semana passada que havia cidadãos que diziam querer o meu número para pedir que prorrogasse a trégua por isso fiz esse gesto para diminuir as mortes em Moçambique".

De acordo com o líder da perdiz as forças da Renamo não vão provocar tumultos nos quarteis das forças governamentais.

O líder da Renamo afirmou ter falado com o presidente da República, Filipe Nyusi e lhe disse que gostaria também que as FADM, PRM e os outros grupos cumprissem com o acordado.

Dhlakama assegura, ainda, que o diálogo político na presença de mediadores internacionais vai continuar, e o Governo e a Renamo vão indicar especialistas para viabilizar a Lei da descentralização.

O novo acordo entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama foi fechado ontem ao telefone.

Dhlakama diz que foi ele quem tomou a iniciativa e agradece pela colaboração de Filipe Nyusi.[AM]