Nacional

Do Rosário reafirma vontade do Presidente em se encontrar com Dhlakama

2015-07-26 06:30:17 (UTC+01:00)

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, reafirmou ontem que o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, está disponível para se avistar a qualquer momento com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para discutirem o restabelecimento de uma paz efectiva.

MAPUTO- Falando num breve encontro com os residentes de Nhamazane, distrito de Chigubo, no âmbito de uma visita de trabalho a província de Gaza, Do Rosário, explicou que sem paz não é possível produzir, algo que pode conduzir a uma escassez de alimentos.

Segundo a AIM, o Primeiro-ministro explicou que neste momento o Chefe do Estado está a fazer uma visita de trabalho a província de Manica, seguindo-se a província de Tete, e leva consigo uma mensagem para a preservação da paz e consolidação da unidade nacional, que são os requisitos necessários para o aumento da produção e da produtividade em prol do bem-estar de todos os moçambicanos.

"Não podemos usar passaporte para sairmos de Maputo para Chigubo ou para outra parte do território nacional. Por isso, o Presidente Nyusi está a falar com todos os moçambicanos sobre a necessidade de se preservar a paz. Mesmo com líder da Renamo ele está sempre disposto a falar", explicou.

No comício popular que orientou no posto administrativo de Chigubo, Do Rosário disse que o Governo continua a dialogar com a Renamo para a preservação da paz e para que esta força politica possa entregar a lista dos seus homens e as respectivas armas.

"Uns serão integrados na Polícia e outros nas Forças Armadas, mas este trabalho está a ser difícil. Nós queremos paz, paz, paz, porque sem paz não há riqueza, não há desenvolvimento. A guerra não é boa traz destruição e sofrimento. Não queremos ter dificuldade de nos movimentar no nosso país", disse. [FM]