Nacional

Dragagem do Porto de Maputo começa a dar resultados

2016-12-06 07:18:18 (UTC+00:00)

O primeiro navio de maior porte com 90.000 toneladas de carga, partiu do Porto de Maputo, na quinta-feira, como resultado dos trabalhos de dragagem de aprofundamento do canal de acesso dos actuais 11 para 14.2 metros no topo de preia-mar.

MAPUTO-O navio, o MV Mineral Belgium, com 289 metros de comprimento e 45 metros de largura, saiu com um calado de 14,40 metros.

Segundo um comunicado da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), concessionária do Porto de Maputo, recebido ontem pela AIM, trata-se também de um navio com mais porões a atracar no porto (nove), “o que tornou a operação ainda mais especial em termos de eficiência”.

A dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Maputo iniciou em Maio do corrente ano e tem conclusão prevista para Janeiro de 2017.

“"Este é um importante marco para o Porto de Maputo: é a primeira embarcação a carregar mais de 80.000 toneladas, algo que há 6 meses poderíamos apenas sonhar fazer. Hoje temos a certeza que podemos sonhar mais alto e a nossa próxima meta é carregar 100.000 toneladas"”, disse Osório Lucas, Director-Executivo da MPDC, citado no comunicado.

Toda a operação de carregamento foi feita com base em guindastes móveis, parte dos investimentos efectuados pela MPDC em equipamento, que permitiram, por um lado, aumentar a produtividade e, por outro, melhorar a competitividade do porto, “uma vez que as linhas de navegação podem, desta forma, fretar navios de custo mais baixo, sem guindastes”.

"Esta operação é de grande importância para o sector e para a economia do nosso país. Poder ter navios deste porte a escalar o Porto de Maputo significa que nos tornaremos mais competitivos e que estes navios poderão fazer uma escala directa, sem ter de recorrer a outros portos da região, como Durban e Richards Bay"”, afirmou, por sua vez, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita.[AM]