Nacional
“É preciso investir na saúde das mulheres” em Moçambique
2015-05-28 09:23:56 (UTC+01:00)
Comemora-se hoje em todo mundo o Dia Internacional da Acção Pela Saúde das Mulheres e uma em cada três, entre os 15-49 anos relata ter sofrido violência física desde os 15 anos.
Maputo- Esta informação vem contida num relatório da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos. Este ano a data é celebrada sob o lema “É preciso investir mais na saúde das mulheres”, a efeméride tem como objectivo chamar à atenção para os graves deficits no âmbito da saúde das mulheres, que o nosso país ainda enfrenta.
Moçambique tem várias políticas e programas, mas muitas vezes não dispõe dos recursos nem humanos nem materiais para a sua implementação e monitoria.
O uso de contraceptivos também ainda não responde às necessidades das mulheres: somente cerca de 1 em cada 10 mulheres vivendo em união e 3 em cada 10 mulheres solteiras sexualmente activas usam algum método moderno de contracepção.
A situação varia muito entre as províncias, sendo a cidade e a província de Maputo com maior prevalência, enquanto as províncias de Cabo Delgado, Zambézia e Nampula apresentam os menores índices. [FI]