Economia nacional em declínio

2016-02-17 09:50:58 (UTC+00:00)

Os empresários nacionais estão pessimistas quanto ao desempenho da economia, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a confiança empresarial, expressa pelo indicador de clima económico, reduziu, pelo quarto mês consecutivo.

MAPUTO-Segundo informações veiculadas pelo O País, em Dezembro, a avaliação feita pelos empresários inquiridos, em relação ao emprego actual, assim como as perspectivas de preços, foi desfavorável.

Os agentes económicos consideram que não houve condições favoráveis para a expansão dos postos de trabalho e aumento do consumo, uma vez que os preços continuaram elevados.

Em termos sectoriais, empresários de todos os sectores de actividade foram pessimistas em relação às perspectivas de emprego, enquanto as perspectivas de procura registaram uma recuperação, pondo fim à trajectória de queda iniciada em Agosto do ano passado, devido à apreciação positiva de todos os sectores com a excepção dos serviços de Transportes e de Construção que continuam a prever um declínio na actividade. [FI]