Nacional

Economia nacional regista crescimento de seis por cento

2015-07-23 06:56:41 (UTC+01:00)

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário anunciou ontem, que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu cerca de seis por cento no primeiro trimestre deste ano, contra a meta de 7,5 por cento que havia sido estabelecida para o mesmo período.

MAPUTO - Falando na Assembleia da República (AR), o parlamento, no primeiro dia da sessão de perguntas ao Governo, o governante disse ainda que a inflação média situou-se em 2,4 por cento em Junho de 2015, uma cifra que está abaixo da média anual de 5,1 por cento, que havia sido estabelecida para o presente ano.

Referiu ainda citado pela AIM, que as exportações atingiram 823 milhões de dólares, durante o período em revista, não obstante a redução de preços das principais mercadorias de exportação.

Sobre as reservas internacionais de divisas, o governante disse são suficientes para cobrir cerca de quatro meses de importação, excluindo os grandes projectos.

O Primeiro-ministro referiu que a política monetária vai continuar a contribuir para que o nível de crédito à economia financie a produção e, deste modo, contribuir para o aumento das exportações e atracção de investimento directo estrangeiro, condições necessárias para a estabilização da taxa de câmbio a longo prazo no país.[OD]