Nacional

EDITORIAL: Homens da Renamo fotografados com armas antigas (+fotos)

2016-02-23 06:32:36 (UTC+00:00)

Um grupo de homens armados da Renamo foi fotografado supostamente "a caminho do Sul" e as suas fotos postas a circular nas redes sociais - o objectivo é claro - mostrar que estão armados e que vão criar pânico.

Em qualquer parte do mundo tal acto seria imediatamente respondido como um acto de terrorismo e os mesmos seriam perseguidos até a sua captura ou abate.

De facto, já não pudemos contornar a questão, o país está em guerra, só que desta vez com uma diferença, a força da sociedade de informação, ja não permite que a verdade quase ao minuto venha a tona, que circule e que cause mais pânico ainda.

O modus operandi é o mesmo e quase impossível de derrotar, criam-se grupos de 5 a 6 elementos, que conhecem profundamente o mato e os meandros da movimentação militar e paralelamente as estradas pelo país fora irão criar pânico com emboscadas aqui e ali até que a circulação rodoviária esteja comprometida e o país comece novamente a regredir economicamente e com perca de vidas inocentes - de um e de outro lado.

A solução é uma e única - as partes em conflito terão que se sentar e chegar a um acordo - mas que acordo?

Hoje o que a Renamo pede, é muito mais do que dotações orçamentais para o líder da oposição, hoje o que ela trás para cima da mesa como condição inicial, é negociar a gestão de partes do território, partes do país, ou seja, dividir o país com a Frelimo por via de uma negociação forçada.

Por outro lado, a Frelimo que continua um partido com ideias muito fixas, terá na sua história e no argumento da fundação da nação Moçambicana, os argumentos inegociáveis para nunca aceitar tal posição da Renamo, ou seja, estão lançados os dados para uma guerra interminável até que alguém se lembre que guerra é coisa de doidos.[CC]