Nacional
EDM repensa no modelo de produção de energia
2017-04-16 06:49:12 (UTC+01:00)
A empresa Electricidade de Moçambique (EDM), está a elaborar um plano director de produção, transporte, bem como distribuição como forma de expandir seus serviços a todos os distritos do país.
MAPUTO- Segundo o secretário-permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Alfredo Nampete, citado pela Rádio Moçambique, o documento, que já está a ser elaborado desde 2016, deverá recomendar ainda a diversificação da matriz de produção da corrente eléctrica, como forma de responder ao crescimento da demanda que se espera nos próximos anos.
"O grande desafio se centra em assegurar a fiabilidade no acesso à energia de qualidade, requerendo-se da EDM a elaboração de um plano director do parque de produção, transporte e distribuição", disse.
De acordo com a Rádio Moçambique, a região norte do país consome energia gerada na província central de Tete, o que quebra a qualidade e fiabilidade de energia consumida nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
Pelo que, de acordo com Rádio Moçambique que cita o Jornal Notícias, na edição de sábado, em busca de uma solução sustentável, o plano director deverá focalizar a componente de geração de energia, não apenas a produção, transporte e distribuição.
De acordo com o director do Planeamento na EDM, António Gimo Júnior, que coordena a equipa de elaboração do plano, um dos maiores desafios consiste em mobilizar a capacidade para a instalação de infra-estruturas de geração na região norte do país.
Segundo a fonte que temos vindo a citar, sobre os corredores de transporte, Gimo explicou que as infra-estruturas estão obsoletas, incapazes de escoar a corrente em volume e qualidade melhores.
Actualmente, Nampula, Niassa e Cabo Delgado são alimentadas pela energia produzida na Hidroeléctrica de Cahora Bassa, em Tete, com as linhas de transporte a correrem por mais de 1000 quilómetros, facto que concorre para a redução da qualidade e fiabilidade. [FM]