Nacional

Electrificação dos postos administrativos contribui para o crescimento económico

2024-08-02 12:34:40 (UTC+01:00)

A electrificação das zonas económicas especiais ou postos administrativos está a contribuir para a aceleração do crescimento económico das comunidades e dinamização do turismo, reduzindo, desta feita, os custos de operação.

A constatação é do Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a inauguração, ontem, da central fotovoltaica do posto administrativo de Bazaruto, no distrito de Inhassoro, em Inhambane.

Na ocasião, Nyusi afirmou que com o funcionamento desta infra-estrutura, inicia, em Bazaruto, uma nova era em que o problema que parecia persistente para o país passa para a história, celebrando-se o consumo de electricidade produzida através da energia solar, a mais limpa e amiga do ambiente, numa região tida como um dos principais pólos de atracção turística da África Austral.

O Presidente da República acrescentou que o projecto vem complementar a rede eléctrica instalada com gás canalizado que anteriormente servia apenas às estâncias turísticas, com foco num segmento de mercado de alta renda, passando a disponibilizar energia acessível à população.

Nyusi afirmou que a electrificação do parque contribuirá para dinamizar o turismo nesta região insular e, consequentemente, para a criação de mais empregos e aumento das receitas públicas.

Neste contexto, destacou o comportamento das comunidades locais na conservação dos ecossistemas marinhos, florestais e faunísticos, factor que contribui para atrair mais turistas para esta região insular.

A central tem capacidade de 200 kWp e 900kWh de armazenamento. Produzirá 365 MWh por ano e conta com uma rede de média tensão de 20 quilómetros e dez de baixa, num investimento de 131 milhões de meticais do Orçamento do Estado.


















Fonte e Foto:Jornal Notícias