Nacional

EM MAPUTO- Livaningo forma activistas no fabrico de fogões melhorados

2016-03-30 15:01:44 (UTC+01:00)

A Livaningo, vai formar de 17 a 21 de Julho próximo, no Instituto Industrial de Maputo, cerca de 15 activistas e agentes comunitários do distrito municipal Ka Maxakeni, no fabrico de fogões melhorados.

MAPUTO- O evento enquadra-se no Projecto de Desenvolvimento de Energia Sustentável no Contexto de Mudanças Climáticas, cujo objectivo é minimizar os efeitos negativos do uso da lenha e carvão vegetal sobre o meio ambiente, na saúde e melhorar a vida das comunidades através da promoção e massificação dos fogões melhorados, que são de baixo custo, económicos e acessíveis para as populações de baixa renda.

A iniciativa surge numa altura em que cerca de 75% das famílias moçambicanas dependem da energia da biomassa (lenha e carvão vegetal) para cozinhar, o que as faz vulneráveis a doenças bronco-pneumonares e cancros por causa da exposição descuidada aos fumos.

Além dos danos para a saúde, o uso irracional da biomassa está a acelerar o desmatamento das florestas e a comprometer o desenvolvimento económico e sustentável do país.

O projecto é levado a cabo pela Livaningo, uma ONG moçambicana virada para questões ambientais e o uso sustentável dos recursos naturais, em parceria com a Norges Naturvernforbund (NNV), uma organização norueguesa para a conservação da natureza. [EB]