Nacional

Embarcação "Bagamoyo" volta a navegar

2016-10-18 08:22:50 (UTC+01:00)

A EMBARCAÇÃO Bagamoyo, que faz a travessia Maputo/KaTembe, volta a navegar depois de cerca de dois meses de paralisação.

Com o retorno deste barco, na passada quinta-feira, estão minimizadas as frequentes enchentes de viaturas e passageiros que tinham ficado dependentes duma única embarcação de grande calado.

“Sofremos muita pressão, vários passageiros e viaturas precisavam de atravessar. Sem o 'Bagamoyo', o resultado eram as enchentes que registávamos. Entrámos em coordenação com a Administração Marítima e fomos autorizados a retomar”, disse o presidente de Administração (PCA) da Transmarítima, Jafar Ruby citado pelo Jornal Noticias.

No entanto, o PCA esclareceu que o “ferryboat” voltou ao mar condicionado, pois um dos seus dois motores ainda está avariado, necessitando de reparação. Contou que a substituição da peça é complexa, pois já não existem nos mercados nacional e internacional modelos semelhantes ao avariado, e a instituição não tem verba para comprar novos motores.

Apesar deste facto, a fonte assegurou que o “Bagamoyo” está em condições de realizar viagens, mas para a garantia de segurança, segundo Ruby, deverão ser respeitados certos procedimentos.
“O 'Bagamoyo' não pode atingir a lotação máxima de passageiros e carga. Em segundo lugar, em dias de mau tempo, a embarcação não se poderá fazer ao mar. Por último, ela deverá funcionar em condições especiais, regra geral, em horários de grande tráfego”, disse.

O “Bagamoyo” existe deste 1972. Tem capacidade de transportar até 208 passageiros e até oito viaturas ligeiras. Em condições normais, navegava das 5.00 horas até às 22.30, fazendo 10 viagens diárias.