Nacional
Empresariado angolano convidado a investir em Moçambique
2015-11-10 07:05:40 (UTC+00:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou ontem, em Luanda, o empresariado angolano a investir em investir em Moçambique por se tratar de um pais que promove sectores transversais como resultado da demanda económica que se vive actualmente.
MAPUTO - Falando ontem no Fórum de negócios Moçambique/Angola, Nyusi disse citado pela AIM, que grandes investimentos estão a ocorrer nas áreas ligadas ao sector de hidrocarbonetos, recursos minerais, infra-estruturas, energia, turismo, transportes e comunicações construção, entre outros.
Estes investimentos, segundo explicou, estão a permitir a diversificação económica e a sua gradual transformação estrutural que continua a ser um dos maiores desafios do Governo neste ciclo de governação.
O sector de energia em Moçambique, apresenta vantagens comparativas devido a existência de recursos naturais propícios para a produção de energias hidráulicas e renováveis, bem como a energia produzida através de carvão e gás natural.
“A gestão racional e rentável da água e também uma oportunidade económica cuja derivação para além do consumo, aportara benefícios para os sectores como, agricultura, energia, pescas, turismo e industria”, disse Nyusi.
Por causa da demanda económica, segundo Nyusi, Moçambique esta a promover as áreas dos transportes, infra-estruturas económicas e sociais com destaque para estradas, pontes, hospitais, escolas, habitação, rede de energia e de telecomunicações, portos e aeroportos, entre outros.
As descobertas de recursos naturais, segundo o Presidente da República, tornam Moçambique numa das maiores reservas mundiais destes, especialmente do carvão mineral e gás natural.[OD]