Nacional

EMTPM ensaia novas rotas

2015-05-25 05:46:45 (UTC+01:00)

A Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) está a explorar, em regime experimental, novas rotas que ligam a capital moçambicana a diferentes destinos do município da Matola e província de Maputo.

MAPUTO - A inovação acontece na esteira da entrada em operação, recentemente, de 22 novos autocarros daquela companhia.

Assim, dois veículos garantem a ligação entre o bairro da Machava Km 15, no município da Matola, e a Praça do Destacamento Feminino, na cidade de Maputo, bem como entre a Praça dos Combatentes e a localidade de Bobole, no distrito de Marracuene.

São rotas que registam uma crescente procura de transporte público, sobretudo nas horas de ponta, altura em que os utentes sujeitavam-se a viajar em carros de caixa aberta, comummente designadas por “my love”, ou a sucessivas ligações para chegar ao destino.

Segundo Lourenço Albino, administrador do pelouro de Desenvolvimento, Negócios e Projectos na EMTPM, citado pelo “Notícias”, a introdução destas rotas acontece em cumprimento de uma das obrigações daquela empresa municipal, nomeadamente a criação de serviços que reduzam a dependência dos “my love”.

“Verificamos que nas horas de ponta a Praça da OMM regista um grande movimento de pessoas que procuram transporte para os bairros da Matola. E como se trata de um dos locais preferidos pelos carros de caixa aberta, resolvemos alocar um autocarro para apoiar a deslocação dos munícipes”, disse Albino.

Acrescentou que nas novas linhas, a grande preocupação da companhia é servir os munícipes e não necessariamente pensar na rentabilidade dos autocarros. Assim, a empresa está a avaliar a existência de mais corredores que registem uma procura acentuada do transporte público para começar a explorá-las.

“Com o tempo vamos avaliar se os carros estão ou não a render. Depois vamos ver se essas rotas são ideais ou não. Estamos numa fase experimental, mas acreditamos num resultado satisfatório”, explicou a fonte.

Para além do início da exploração de novos corredores, a EMTPM vai reforçar a rota Praça dos Trabalhadores à zona de Tchumene, no município da Matola, com novos autocarros. [MCM]