Nacional
EN4 passa a ter seis faixas de rodagem
2015-11-18 05:57:46 (UTC+00:00)
O governo autorizou a Trans African Concessions (TRAC) a alargar a Estrada Nacional Número 4, para acomodar o tráfego crescente naquela via que liga o país à África do Sul, afirmou terça-feira em Maputo o porta-voz do governo.
MAPUTO - A autorização está numa adenda ao contrato de concessão daquela estrada assinado entre os governos de Moçambique e da África do Sul e a TRAC, adiantou o porta-voz e vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, citado pelo jornal Notícias.
A adenda aprovada pelo Conselho de Ministros visa responder ao elevado nível de tráfego, sobretudo, nas secções 19 e 20 que serão alargadas das actuais quatro para seis faixas, a mobilização de mais meios para o controlo de carga e reparação dos danos causados pelo excesso de mercadoria em trânsito, entre outras obras.
A Estrada Nacional Número 4 é uma via que viu crescer o tráfego ao longo do tempo até se chegar à situação actual em que, nas horas de ponta, ocorrem longos e prolongados engarrafamentos, apontando as estimativas para uma circulação diária 53 mil viaturas.
A estrada faz parte do Corredor de Desenvolvimento de Maputo, concebido para promover o intercâmbio comercial entre Moçambique e a África do Sul.
Inicialmente, a estrada ia de Witbank até ao porto de Maputo, a fim de estimular o desenvolvimento da indústria na região de Mpumalanga, mas as necessidades determinaram que fosse prolongada até Pretória, adicionando-lhe cem quilómetros ao traçado original.
A sul-africana TRAC foi seleccionada através de um concurso internacional para gerir o projecto durante 30 anos, no sistema “Build, Operate and Transfer”, que significa construir, operar e transferir a infra-estrutura para o Estado moçambicano no termo do contracto. [OD]