Nacional
Enfermeiros comemoram mais um aniversário em lamentações
2016-05-12 14:00:51 (UTC+01:00)
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Enfermeiro e estes agentes de saúde comemoram a efeméride lamentando-se das condições de trabalho e salariais a que são sujeitos.
MAPUTO- Em conversa com um grupo de enfermeiros que actuam na maior unidade sanitária do país, Hospital Central de Maputo, ficamos a saber que mesmo depois de aprovado o decreto em 2015 que cria a Ordem dos Enfermeiros, ainda não viram muitas das suas preocupações resolvidas.
Anonimamente um dos enfermeiros partilhou com a equipa de reportagem da Folha de Maputo que gostaria de ver as suas condições salariais melhoradas “ eu trabalho muito, e cumpro com o meu dever de servir o doente, mas não vejo o meu esforço a ser devidamente valorizado”, afirmou a funcionária.
Apesar das dificuldades alguns enfermeiros se dizem felizes com a profissão que escolheram seguir e justificam porque “eu gosto do que faço porque me da prazer ajudar os que precisam, ver os pacientes que cuido a melhorarem é muito gratificante”, afirmou Suzete.
Para além da classe dos enfermeiros procuramos auferir dos pacientes que nota dão a estes funcionários da saúde e as opiniões foram unanimes.
“ Há enfermeiros bons, assim como há os maus, mas eu penso que a maldade ou bondade dos enfermeiros é uma questão pessoal, se um enfermeiro e mau é porque ele é uma má pessoa e visse versa”, disse Jeremias. [FI]