Nacional
ENH aprova plano de investimento do Coral Sul
2016-11-22 13:08:50 (UTC+00:00)
O Conselho de Administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), reunido na sua 26ª sessão ordinária realizada recentemente ,em Maputo, aprovou, o plano de investimento para o projecto Coral Sul, da Área 4, na Bacia do Rovuma, norte do país.
MAPUTO-Falando sobre esta decisão, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Omar Mithá, considerou que a aprovação do plano de investimento pela empresa é uma etapa fundamental no processo que irá culminar com a aprovação da Decisão Final do Investimento (FID) e, posteriormente, com a implementação do projecto.
Um comunicado de imprensa da ENH recebido, hoje ,pela FOLHA DE MAPUTO refere que o Plano de Desenvolvimento do Projecto de FNLG Coral Sul foi aprovado em Fevereiro último pelo Governo de Moçambique e visa a extracção e liquefacção do gás natural usando uma plataforma flutuante em alto mar.
O projecto envolve a construção de seis poços conectados ao sistema de produção submarino e à plataforma de FLNG, que terá uma capacidade de liquefacção de mais de 3,3 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (LNG) por ano.
O investimento total previsto para este projecto é de cerca de 8 milhões de dólares, dos quais a ENH deverá desembolsar cerca de 800 milhões de dólares para financiar a sua participação de 10 por cento. Durante a fase de pesquisa, os concessionários da Área 4 fizeram um investimento de cerca de 2.8 mil milhões de dólares.
A implementação deste projecto poderá criar um total de 820 postos de trabalho, 90 por cento dos quais preenchidos por mão-de-obra nacional que irá receber capacitação profissional para o efeito. Além disso, a implementação do projecto permitirá a captação de divisas para o País.
De referir que a Área 4 da Bacia do Rovuma é operada pela Eni, com uma participação de 70 por cento. A ENH detém uma participação de 10 por cento, a semelhança da Galp Energia e da Kogas. Ainda na semana passada, o Conselho de Administração da Eni, o operador da Área 4, aprovou igualmente o plano de investimento para o mesmo projecto.
A Decisão Final de Investimento (FID) será alcançada após a aprovação do plano de investimento por outros parceiros do projecto e após a garantia do financiamento.