Nacional

Entrar em Moçambique é caro para os tanzanianos

2015-10-09 11:48:48 (UTC+01:00)

O governo tanzaniano pediu, ontem, em Maputo, ao Executivo a redução de taxas de visto para entrada a Moçambique.

MAPUTO-Esse pedido foi manifestado durante as conversações mantidas, pelos dois governos, no âmbito da visita que o presidente daquele país vizinho, Jakaya Kikwete, esta a efectuar a Moçambique.

Apesar de os dois países terem rubricado, em Maio último, uma emenda sobre os vistos de entrada nos dois países, alargando de 30 para 90 dias o período de permanência isento de visto, as autoridades da Tanzânia consideram que os custos cobrados por Moçambique são mais altos que os da contraparte.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), Oldemiro Baloi, que falava em conferência de imprensa no final das negociações, as autoridades tanzanianas pedem ainda que a adenda sobre a isenção de vistos seja alargada aos estudantes dos dois países, eliminando os encargos inerentes.

“Existe adicionalmente uma preocupação com relação aos estudantes, que são parte de um programa existente entre os governos dos dois países”, disse Baloi, assegurando que estas questões serão em devido tempo acertadas. [FI]