Nacional

Estado deve 464 milhões de dólares em bens e serviços

2017-09-14 07:25:52 (UTC+01:00)

O Estado deve cerca de 29 mil milhões de meticais (464 milhões de dólares) às empresas a quem comprou bens e serviços desde 2009 até à data, de acordo com dados apresentados recentemente por Agostinho Vuma, presidente da CTA.

MAPUTO- Agostinho Vuma, citado pelo Jornal Notícias, precisou que daquele montante cerca de 9000 milhões de meticais (144 milhões de dólares) carecem ainda de visto do Tribunal Administrativo.

No decurso de um encontro de reflexão por ocasião da passagem dos 100 dias de tomada de posse da actual direcção da CTA, Vuma anunciou que o governo prometeu pagar 17% do montante em dívida ainda este ano, "na sequência de uma proposta por nós apresentada".

Agostinho Vuma enumerou, por outro lado, várias propostas apresentadas ao governo com vista a melhorar o ambiente de negócios em Moçambique, que tiveram como resultado a eliminação do uso obrigatório dos serviços do terminal especial de exportação de Nacala, a fixação de um novo visto de fronteira e a promulgação da lei de medicamentos, vacinas e outros produtos biológicos para consumo humano.

"Tendo em vista garantir o envolvimento do sector privado na produção, fornecimento de bens e serviços aos grandes projectos que ocorrem em Moçambique, iniciámos o processo de consulta junto dos nossos associados que vai culminar com a criação da lei de conteúdo nacional", afirmou.

O encontro de reflexão decorreu, decorreu sob o lema "Reformando em tempos de crise", tendo reunido um número considerável de empresários. [FM]