Nacional

"Estamos em processo de envio de cartas aos mediadores" Jacinto Veloso

2016-06-21 05:04:53 (UTC+01:00)

A Comissão Mista, constituída pelo Governo e a Renamo, afirmou ontem, que está em processo de envio de cartas para os mediadores que intervirão na retomada do diálogo político, que vinha decorrendo há mais de dois anos, mas sem consensos.

MAPUTO- ʺEstamos em processo de envio de cartas aos mediadores do diálogo e pensamos que, nos próximos três dias, serão enviadasʺ, disse Jacinto Veloso, em nome da Comissão, acrescentando que esperam que os destinatários dêem uma resposta muito rápida.

A Renamo, na sua proposta, tem como mediadores o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, e alguns líderes religiosos da Igreja católica-romana.

Segundo Veloso, a preparação do encontro ao mais alto nível entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, só será possível com a presença dos mediadores.

O número de intervenientes, nas conversações, segundo Veloso, poderá ser ampliado para seis por cada lado, uma vez que cada delegação conta, actualmente, com três membros.

A intenção da Renamo de governar as seis províncias que conseguiu maior número de votos nas eleições de 2014, bem como o seu desarmamento constituem principais pontos a serem discutidos no encontro entre o Chefe do Estado e o líder da Renamo. [FM]