Nacional
Este é um juiz iluminado: Alice Mabote
2015-09-16 12:22:56 (UTC+01:00)
“Este é um juiz iluminado, é um verdadeiro juiz que Deus trouxe ao mundo para ele determinar quem merece uma punição porque uma punição não é qualquer coisa”, Alice Mabote.
Essas foram as declarações da Alice Mabote, presidente da Liga dos Direitos Humanos, após o término do julgamento que absorveu Carlos Nuno Castelo Branco e Fernando Mbanze que eram acusados de atentado à segurança do Estado e abuso da liberdade de imprensa, pelo Ministério Público.
Mabote disse que esteve receosa que o julgamento não desse os frutos que deu, porque não tinha a dimensão da qualidade do juiz que julgou o caso e acrescentou “essa foi a sentença do seeculo, melhor até que a do Carlos Cardoso” continuando recordou “há muitos casos em que os cidadãos são condenados mesmo com razão, porque não há uma apreciação de direito, de circunstâncias e de como as coisas acontecem”.
Para a presidente da Liga dos Direitos Humanos, o juiz João Guilherme, trouxe tudo o que o direito ensina “isto é o que nos ensinam no direito e nós nunca aplicamos, eu estou desde 1991 nos tribunais nunca ouvi uma sentença destas, nem o supremo a esgrimir com argumentos como esta sentença”.
Mabote foi ainda mais longe ao dizer que nem os advogados do caso, quando contestaram a acusação não foram capazes de trazer os argumentos tão elucidativos como os apresentados pelo juiz.[FI]