Nacional

EUA manifestam preocupação com violência política no país

2015-09-14 08:51:10 (UTC+01:00)

Os Estados Unidos da América manifestaram ontem preocupação com o ataque no sábado a uma coluna transportando o líder da Renamo, maior partido de oposição no país, e condenam a violência para se alcançar fins políticos.

MAPUTO - “Embaixada dos Estados Unidos da América em Maputo manifesta a sua preocupação pelos relatos de um ataque armado na noite do dia 12 de Setembro contra a caravana do partido Renamo” segundo um comunicado citado pela Lusa, reiterando "a sua condenação ao uso da violência para o alcance de quaisquer propósitos políticos".

A embaixada norte-americana recebeu positivamente as declarações feitas pelo líder da Renamo, desencorajando a retaliação ao ataque de sábado, bem como as indicações dadas por autoridades policiais, no sentido de se averiguar o assunto.

"Encorajamos todos os atores do processo democrático moçambicano a procurarem soluções pacíficas através de um diálogo construtivo", finaliza o comunicado citado pela Lusa.

Uma caravana de automóveis em que seguia o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, foi atacada ao início da noite de sábado na província de Manica, havendo pelo menos sete feridos, três da Renamo, um dos quais grave, e quatro presumíveis atacantes.[OD]