Nacional

Exame extraordinário 7ª classe poderá ser abolido nos próximos anos

2016-08-02 07:50:57 (UTC+01:00)

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH) poderá, nos próximos anos, abolir o exame extraordinário da 7ª classe que tem vindo a se realizar anualmente em todo o país.

MAPUTO-O facto foi revelado pelo director do Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências e porta-voz daquela instituição de ensino, Ivan Collinson, em conferência de imprensa para anunciar oarranque dos exames externos deste ano.


Collinson citado pelo Diário de Moçambique explicou que a extinção tem em vista evitar a aplicação desnecessária de valores para a preparação dos exames, visto que poucos candidatos se inscrevem por ano para realizar as provas da 7ª classe.

“O que acontece é que o Governo gasta muito dinheiro para a realização destas provas, mas no fim das contas poucas pessoas se inscrevem para os realizarem. Há províncias em que apenas um candidato se inscreve eo mesmo não comparece para fazer o exame. Então isto nos faz pensar muito se vale a pena continuarmos a dar estes exames ou não”, frisou.


Segundo Collinson disse que uma das primeiras medidas para a abolição do exame extraordinário da 7ª classe, o ministério está envidar esforços para controlar a abertura de centros de exames de modo a obter-se uma certa estabilização do número de centros com estes serviços.[AM]