Nacional

Exames na 2ª classe podem contribuir na qualidade de ensino

2015-11-18 08:29:23 (UTC+00:00)

Directores de escolas primárias nas cidades de Maputo e Matola consideram que a reintrodução dos exames finais na 2.ª classe do Sistema Nacional de Educação é um contributo para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.

MAPUTO - Entrevistados ontem pelo “Notícias”, eles entendem que os exames são um meio de selecção dos alunos que reúnem condições para continuar nas classes subsequentes.

Os interlocutores foram unânimes em afirmar que a reintrodução dos exames na 2.ª classe vai pôr fim aos debates sobre passagens automáticas, sobre as quais várias correntes da sociedade vinham apresentando contestação alegando que os alunos transitam para as classes seguintes sem ter os necessários conhecimentos.

Amílcar Bata, director da Escola Primária Completa 24 de Julho, cidade de Maputo, disse que a reintrodução dos exames na 2.ª classe é uma mais-valia porque se, efectivamente, o aluno transita com mérito não terá graves problemas nas classes seguintes.

“Penso que os exames são um contributo para a melhoria da qualidade do ensino, porque aquele aluno que não consegue passar na prova da 2.ª classe não transita para a classe seguinte. Significa que na 3.ª classe teremos apenas alunos que merecem estar lá porque demonstraram que apreenderam os conteúdos ministrados na classe anterior”, disse Bata.

Margarida Mabunda, directora da Escola Primária Completa do Língamo, disse que os exames finais são importantes porque é o momento em que o aluno deve provar que sabe e merece passar para a classe subsequente.

Sobre os exames da segunda classe, que decorreram na segunda e terça-feira últimas, os entrevistados disseram que o processo foi caracterizado por algumas ausências dos alunos que não compareceram para prestar as provas, possivelmente porque os pais e/ou encarregados de educação não assumiram a responsabilidade que tinham de levar as suas crianças para os exames.[OD]