Nacional
Excesso de carga danifica pontes no centro e norte do país
2016-10-27 13:25:45 (UTC+01:00)
As zonas centro e o norte do país, se recente da danificação de pontes metálicas, que tem como origem o excesso de carga dos camiões que usam as vias.
MAPUTO- Segundo porta-voz do Governo, Mouzinho Saíde a reparação destas infraestruturas vai custar ao Governo setecentos mil dólares americanos.
A título de exemplo, Mouzinho Saíde disse que na ponte sobre o rio Nipiote, em Nampula, o camionista transportava 48 toneladas de carga quando a capacidade máxima da ponte é de apenas 12 toneladas.
Entre as infra-estruturas danificadas contam-se a ponte sobre o rio Nabungale, com 33 metros de comprimento, na estrada que liga Ingapa a Negomano, em Cabo Delgado, cuja queda ocorreu a três de Outubro, depois de um desastre rodoviário.
Constam igualmente as pontes sobre o Rio Nipiote, com 30 metros, na estrada Mulevala e Inturo, no distrito de Mulevala, que caiu a 15 de Outubro corrente; a ponte sobre o rio Namuinyo, na ligação entre Quelimane, Nicoadala e Zalala, na Zambézia, e a sobre o rio Lalaua, com 164 metros de extensão, que liga os distritos de Lalaua e Ribaué, em Nampula.
Entretanto, segundo Saíde, apesar da falta de fundos para a reposição imediata, devido a actual situação económica do país, há necessidade de se garantir a transitabilidade e o acesso aos distritos afectados. [FI]