Nacional
Falta de higiene nas celas preocupa sector da justiça
2016-01-08 09:10:47 (UTC+00:00)
As condições de higiene das celas da Polícia de República de Moçambique (PRM) na Zambézia preocupam as autoridades de justiça.
MAPUTO- Segundo informa O País, a constatação foi feita recentemente pelo procurador chefe provincial da Zambézia, Miguel Cândido, durante uma visita relâmpago, numa agenda que visava visitar as Esquadras da corporação naquela província. Além da superlotação, o procurador constatou que nas celas não existirem condições para os cidadãos fazerem suas necessidades biológicas.
Ainda de acordo com Miguel Cândido, na 1ªEsquadra, por exemplo, os detidos são privados de fazer suas necessidades biológicas, porque as fossas cépticas estão entupidas.
O assunto não é novo, pois várias vezes os detidos denunciam publicamente as péssimas condições nas celas. O caso mais recente foi de quatro jovens, polidores de carros na cidade de Quelimane, detidos no dia 24 do mês passado e que ficaram privados de usar as casas de banho por quatro dias até a sua soltura.
Preocupado com a situação da 1ª Esquadra, o procurador provincial decidiu visitar também outras celas em várias Esquadras e constatou que a situação é similar. Na ocasião, aquele magistrado do Ministério Público disse que deverá reunir com outras entidades para encontrar solução do problema. [FI]