Nacional

Falta de observância da lei laboral leva a suspensão de actividades da fábrica ferro e aço

2016-06-10 13:25:38 (UTC+01:00)

A Inspecção Geral do Trabalho (IGT) suspendeu, com efeito imediato, as actividades da empresa de fundição de metais Internacional Ferro e Aço Moçambique, em de Maputo.

MAPUTO- A suspensão foi dada a empresa por um período de 60 dias, por incumprimento das normas vigentes na legislação laboral de Moçambique, depois de se constatar que os trabalhadores estavam expostos a vários perigos, incluindo perda de vida, incapacitação física, intoxicação, doenças contagiosas, entre outras, por falta de equipamento de protecção individual e de observância das mais elementares regras de higiene e segurança no trabalho.

A actividade da IGT insere-se no âmbito do controlo da legalidade laboral, levada a cabo na semana passada àquela empresa.

A brigada inspectiva constatou que os trabalhadores daquela indústria trabalham em condições desumanas, sem equipamentos de protecção individual, mais concretamente luvas, calçado de trabalho, luvas, máscaras, auriculares industriais, óculos apropriados, roupa de trabalho contra fogo, aventais, entre outro equipamento individual e colectivo, refere um comunicado de imprensa do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS). [FI]