Nacional
Família de Emmanuel Sithole exige pedido de desculpas
2015-06-02 07:59:56 (UTC+01:00)
A família do malogrado Emmanuel Sithole exige um pedido de desculpas formal por parte dos parentes dos quatro sul-africanos que agrediram fisicamente o jovem moçambicano, causando-lhe a morte, a 18 de Abril último, aquando das manifestações xenófobas.
MAPUTO- Representada por Thando Sithole, primo de Emmanuel Sithole, a família diz estar mergulhada numa mágoa difícil de esquecer, mas que está aberta a ouvir e aceitar pedido formal de desculpas honestas por parte dos responsáveis pela morte do seu parente.
“Se eles (parentes dos quatro indiciados no assassinato) vierem com sinceridade e mostrar que estão arrependidos pelo que os seus filhos fizeram, julgo que podemos perdoar. Não podemos continuar a guardar rancor, porque isso não é bom. Eles precisam de engolir o seu orgulho e vir nos pedir desculpas. Os seus filhos não deviam ter feito o que fizeram.Enquanto não perdoarmos os familiares, será difícil perdoar os suspeitos”, disse Sithole.
Entretanto, a próxima sessão do julgamento do caso está marcada para 22 de Junho no Tribunal Regional de Joanesburgo. Em dúvida estava a presença dos quatro indivíduos no julgamento, isto porque um deles tem 17 anos de idade, não se sabendo ainda se poderá continuar a ser julgado como adulto ou menor.
No entanto, as autoridades judiciais sul-africanas, depois de analisarem o caso do jovem, consideraram-no apto para continuar a ser julgado com os restantes três comparsas.
Vinesh Ramlakan vai assim ser julgado juntamente com os co-acusados Mthinto Bengu, Sizwe Mngomezulu e Sifundo Mzimela, isto no Tribunal Regional Joanesburgo, a 22 de Junho. Os mesmos são acusados de roubo e assassinato de Emmanuel Sithole, no bairro de Alexandra, arredores de Joanesburgo. [FM]