Nacional
Firma de advogado de Chang é famosa por defender clientes oriundos do submundo do crime organizado
2019-01-03 11:27:07 (UTC+00:00)
O advogado de Manuel Chang, Rudi Krause, Director da firma BDK Attorneys, é especializado em direito penal, litígios em geral e confisco de activos.
MAPUTO- Antes de ingressar na BDK Attorneys, Rudi era um procurador especializado em processos relacionados a tráfico de drogas e crimes comerciais, segundo noticia a Carta de Moçambique.
A BDK é uma firma famosa por defender clientes oriundos do submundo do crime organizado, assassinos, respeitados empresários e políticos controversos, de acordo com um perfil traçado pelo jornal sul africano Sunday Times.
Dos clientes mais recentes destacam-se o antigo Ministro dos Transportes de Thabo Mbeki, Mac Maharah, o então fugitivo bilionário tcheco Radovan Krejcir, a escandalosa Auction Alliance e até a EduSolutions, uma empresa que esteve no centro de um dos maiores desastres no sector da educação na África do Sul.
De acordo com a Carta de Moçambique, o principal rosto da BDK Attorneys é o advogado Ian Small-Smith, especialista em direito penal há 21 anos. Ele foi o quem intermediou um acordo judicial para a redução das penas dos assassinos do empresário Brett Kebble.
Os homens testemunharam contra Glenn Agliotti, um alto traficante de drogas, que encomendou o assassinato de Kebble em 2005. A firma tem sido criticada por ser a preferida por gansgters, traficantes de drogas e assassinos confessos.
A firma tem experiência em negociar reduções de penas em troca de testemunhos que impliquem criminalmente outras figuras, uma prática que é apanágio do sistema judicial americano.
O procurador sul africano com quem falamos disse que existe uma grande possibilidade de Chang começar a negociar com a justiça americana enquanto aguarda uma decisão final sobre o pedido de extradição.
A grande dúvida agora é a de saber a quem é que ele estará disposto a sacrificar em troca de um indulto ou mesmo de uma redução de penas.