Nacional

FMI abre possibilidade de novo apoio ao OE

2019-11-14 06:50:11 (UTC+00:00)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) diz estar aberto para dialogar com o Governo moçambicano sobre a possibilidade de um novo apoio financeiro ao Orçamento do Estado.

MAPUTO- O chefe da missa do FMI, Ricardo Velosos, disse ontem em Maputo que Moçambique continua sendo um dos maiores beneficiários de assistência técnica deste organismo.

Se o Governo estiver interessado em dialogar para um apoio financeiro, nós estamos abertos a esse pedido e a estabelecer conversações, apesar de que o programa não se coloca de noite para o dia, há um trabalho preparatório, como este país está num Governo transitório, porque o novo Governo poderá começar em meados de Abril, explicou Velloso.

Um comunicado disponibilizado esta quarta-feira pela missão do FMI, que visitou Maputo entre os dias 6 e 12 de Novembro de 2019, para analisar os desenvolvimentos económicos recentes e actualizar as projecções macroeconómicas, anotou que na sequência dos ciclones tropicais Idai e Kenneth, o crescimento do PIB real desacelerou para 2,3 por cento (em termos homólogos) no segundo trimestre de 2019, afectado por um fraco desempenho no sector de agricultura.

O documento alerta ainda sobre a diminuição da inflação para 2,2 por cento (em termos homólogos) em Outubro, dos cerca de 5 por cento no ano anterior, uma vez que as condições monetárias restritivas mais do que compensaram o choque de preços do lado da oferta induzido pelos ciclones, considera o dirigente.

A avaliação considerou a taxa de câmbio relativamente estável; e as reservas internacionais no Banco de Moçambique aumentaram para cerca de 3,9 mil milhões de dólares americanos no final de Outubro, cobrindo 6,7 meses das importações esperadas para o próximo ano, excluindo megaprojectos.