Nacional
FMI avalia positivamente política monetária restritiva em Moçambique
2017-12-15 12:17:10 (UTC+00:00)
O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que a política monetária restritiva, em Moçambique, foi bem-sucedida na redução da inflação anual, para cerca de sete por cento, em Novembro de 2017, e a taxa de câmbio estabilizou nos últimos seis meses.
MAPUTO- Esta apreciação consta de um comunicado emitido por uma equipa do corpo técnico do FMI, que esteve em Maputo de 30 de Novembro a 13 de Dezembro corrente.
Na frente fiscal, a missão aprovou os esforços envidados pelo governo para reduzir o défice fiscal, em particular através de medidas relacionadas com a massa salarial e com a receita proposta para o orçamento de 2018.
A missão congratula as autoridades pela apresentação ao Parlamento da lei das Empresas Públicas e pela aprovação de um decreto, que estabelece o quadro regulamentar, para a emissão de dívida e de garantias públicas.
Neste contexto, a missão encoraja as autoridades a prosseguirem o desenvolvimento do seu plano de acção para o reforço da governação, transparência e responsabilização.