Nacional

"FMI continua empenhado em ajudar Moçambique" Gerry Rice

2017-03-10 05:07:40 (UTC+00:00)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) insiste na realização de uma auditoria independente à ocultação de dívidas por parte de Moçambique, antes de negociações sobre um novo programa de ajustamento.

MAPUTO- "Temos vindo a salientar a importância de uma auditoria independente para entender os gastos descobertos há vários meses. Continuamos a defender essa auditoria e, nesse contexto, continuarmos a discutir a possibilidade de um novo programa apoiado pelo FMI", disse, o porta-voz do FMI, Gerry Rice, citado pela agência Lusa.

Em Novembro de 2016, o FMI denunciou a ocultação pelas autoridades moçambicanas de endividamento externo no valor de 1,37 mil milhões de dólares (cerca de 10,6% do PIB em 2015) entre 2012 e 2015.

Segundo a agência Lusa, nas declarações aos jornalistas, Gerry Rice recordou que Moçambique falhou em Janeiro o pagamento de uma prestação de emissão de dívida, mas que o "FMI continua empenhado em ajudar Moçambique a ultrapassar a situação".

Em Janeiro, Moçambique falhou o pagamento de quase 60 milhões de dólares referentes a uma emissão de dívida pública, no valor de 727,5 milhões de dólares, feita em Abril do ano passado.

Aquela dívida já tinha sido sujeita a uma reestruturação que alargou o prazo de reembolso de 2020 para 2023 e aumentou a taxa de juro anual. [FM]