Nacional

FMI elogia crescimento da economia moçambicana

2015-07-05 06:56:50 (UTC+01:00)

No relatório anual do Fundo Monetário Internacional sobre a situação da economia moçambicana, a instituição liderada por Christine Lagarde elogia o crescimento económico e a baixa taxa de inflação, apontando, no entanto, para "resultados mistos".

MAPUTO- Apresentada, quinta-feira, em Maputo, a análise do Policy Support Instrument, uma ferramenta de monitorização legada da era de empréstimos do FMI, refere-se a "derrapagens nas reservas" e apela a "medidas macroeconómicas" de contenção orçamental.

Por outro lado, o FMI mostra-se otimista quanto às capacidades do governo moçambicano para fazer frente aos desafios: "Os passos necessários para fazer manter a estabilidade macroeconómica foram dados. O declínio das reservas internacionais foi invertido e a maior flexibilidade das taxas de câmbio internacionais vai ajudar a economia a responder melhor a futuros choques externos", pode ler-se no documento.

Os avisos mais sérios vão, contudo, para as empresas estatais moçambicanas, para as quais o FMI pede "maior controlo e mais fiscalização". [FM]