Nacional

FMI previa falha no pagamento da dívida da Ematum

2017-01-20 09:37:05 (UTC+00:00)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse ontem que já imaginava que Moçambique não conseguiria pagar a primeira parcela da dívida da EMATUM.

MAPUTO- Ari Aisen aponta as dificuldades fiscais que Adriano Maleiane revelou aquando da visita que efectuou ao Fundo Monetário Internacional em Londres, ano passado, como sinal claro de que Moçambique não ia mesmo pagar a dívida nos termos inicialmente acordados entre o país e os credores.

“A posição do Governo pareceu-me consistente desde o início, quando o ministro da Economia e Finanças foi a Londres e indicou as dificuldades fiscais que o país enfrenta”, disse Aisen.

De acordo Aisen, depois das dificuldades apresentadas parece natural que Moçambique não tenha conseguido efectuar este pagamento e que o incumprimento do país no pagamento da prestação mais recente da dívida da Ematum terá consequências, entretanto espera que não sejam profundas.

“As implicações serão claras ao longo do tempo, mas esperamos que não sejam muitas. O que é importante é que as discussões, entre os credores e o Governo moçambicano, possam levar a uma solução que traga a posição da dívida moçambicana para uma situação sustentável”, disse o representante do FMI em Moçambique.

O Fundo Monetário Internacional aguarda ainda pelo esclarecimento das polémicas dívidas da Ematum, ProIndicus e Mozambique Asset Management (MAM), para poder retomar o apoio a Moçambique. Ari Aisen reafirmou, ontem, que é interesse do FMI voltar a apoiar Moçambique, mas tem que haver transparência. [FI]